Carregando agora
×

BYD: Quase 1 Milhão de Funcionários, um COLOSSO da eletrificação.

No dia 29 de dezembro, Wang Chuanfu, fundador e presidente da BYD, compartilhou dados impressionantes durante o primeiro Festival de Inovação e Tecnologia da China, organizado pela China Central Television. Segundo Wang, a BYD já emprega quase 1 milhão de pessoas (sim, você leu certo!), conta com 11 grandes institutos de pesquisa e uma equipe de 110 mil engenheiros – nada menos que a maior força de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) do setor automotivo no mundo. Ah, e eles não estão brincando: a BYD registra uma média de 32 pedidos de patente por dia útil.

Uma Força de Trabalho Que Cresce em Velocidade Turbo


Desde 2011, a BYD passou de “modesta” para gigante global. Naquela época, a empresa tinha cerca de 20 mil engenheiros. Em 2021, eles adicionaram mais de 60 mil novos funcionários, totalizando 280 mil. Já em 2022, o número mais do que dobrou, chegando a 570 mil. Agora, em 2024, quase 1 milhão de pessoas fazem parte da equipe. A maior parte desse crescimento aconteceu nas áreas de produção e P&D, que são as estrelas da companhia.

Até o terceiro trimestre de 2024, a BYD investiu mais de 160 bilhões de yuans (aproximadamente 21,9 bilhões de dólares) em P&D. Claramente, inovação é um dos combustíveis que movem essa máquina.


Nos últimos dois a três anos, a BYD contratou mais de 50 mil recém-formados. Desses, quase 70% têm mestrado ou doutorado – ou seja, não estão ali só para carregar pranchetas. Cerca de 80% dos novos contratados trabalham diretamente em P&D.

image-163-1024x529 BYD: Quase 1 Milhão de Funcionários, um COLOSSO da eletrificação.

Recrutando Talentos (De Verdade!)

Curiosamente, muitos dos altos executivos da empresa começaram como estagiários ou jovens recém-formados. Entre eles estão He Zhiqi, atual diretor de operações da divisão de veículos de passageiros, e Yang Dongsheng, vice-presidente sênior. Para quem está começando a carreira, parece que a BYD é o lugar certo para subir a escada corporativa (ou talvez construir uma escada elétrica inovadora!).

Números de Vendas que Fazem Barulho
Entre janeiro e novembro de 2024, a BYD vendeu 3,757 milhões de veículos de nova energia – um salto de 40% em relação ao mesmo período de 2023. Em termos de baterias, a capacidade instalada de novembro foi de 16,87 GWh, totalizando impressionantes 117,54 GWh no ano.

E tem mais: em 30 de dezembro, a BYD anunciou que as vendas anuais de 2024 atingiram 4,27 milhões de unidades, superando com folga a meta inicial de 3,6 milhões. Esse é o tipo de problema que toda empresa gostaria de ter: metas que se tornam pequenas demais!

Publicar comentário